CONAMPE foi eleita para integrar o Conselho das Cidades


01/07/2014 11:40

Entre os dias 20 e 24 de Novembro de 2013 aconteceu em Brasília no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, sob a responsabilidade do Ministério das Cidades a 5ª Conferencia Nacional das Cidades que teve como Temática: “QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS: REFORMA URBANA JÁ”.


A Conferência Nacional das Cidades faz parte da gestão pública que ao longo dos mandatos do governo do presidente Lula, teve um grande empenho em construir uma nova relação entre o Estado e a sociedade civil organizada. O governo da presidenta Dilma vem fortalecendo o relacionamento e articulação com a sociedade civil, o que inclui a criação e implementação de canais que assegurem a consulta e a participação popular na discussão e definição da agenda prioritária do país. As políticas públicas são formuladas através do diálogo com a sociedade, possibilitando mediações democráticas que fortalecem e incentivam a participação e o controle social, que são elementos fundamentais para construção de propostas de resoluções, programas, projetos e implementação de políticas públicas de desenvolvimento urbano.


 


A Conferência tratou da Reforma Urbana e temas de âmbito nacional, considerando os avanços, as dificuldades, os desafios e as propostas consolidadas nas Conferências estaduais. As Conferências municipais, estaduais e a nacional permitem-nos conhecer as realidades locais, estaduais, regionais dentro das especificidades sócio territoriais e propicia a articulação nacional de diversos segmentos da sociedade civil .


Objetivos da 5ª Conferência Nacional das Cidades


A Conferência tem o objetivo de fortalecer e estimular a participação social e contribuir para o avanço das políticas públicas de desenvolvimento urbano.


A 5ª Conferência Nacional das Cidades, convocada pelo Conselho das Cidades, teve as seguintes finalidades:


 


I – avançar na construção da Política e do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano;


II – indicar ao Ministério das Cidades as prioridades de atuação, e


III – eleger as entidades nacionais membros do Conselho das Cidades, para o triênio 2014-2016, conforme Resolução Normativa do Conselho das Cidades.


O momento da eleição aconteceu no dia 23/11, onde foram eleitas 15 entidades empresariais de abrangência nacional, o MONAMPE esteve atuante neste conselho por 4 mandatos de 2003 até 2013, e nesta 5ª Conferencia foi eleita para substituí-lo a CONAMPE, tendo como nosso representante neste conselho o MEI Wanderley de Oliveira que é um dos fundadores da FEMICRO do Estado do Espírito Santo.


Um ponto importante foi a presença de companheiros das nossas entidades AMPEC LITORAL – Mário César Bürkner e Marco Antônio Bueno, da ASPROMNORTE – Raimundo Nonato Carneiro, FEMPE/DF – Joana D’arc de Souza, AMEI MACAPÁ – Maria do Socorro e dos empreendedores de micro e pequenas empresas capixadas Morini de Mimoso do Sul, Paulo Freire de Venda Nova do Imigrante, Wallace de Nova Venécia e Claudia Lemos de Cachoeiro do Itapemirim, que aderiram a nossa entidade votando conosco e que se mostraram dispostos a criarem Associações em seus municípios, tornando-se parte também de nossa Confederação.


Vale ressaltar a importante ajuda do presidente Erciílio Santinoni que não mediu esforços no envio destes companheiros para participarem desta Conferência.


Estas foram as entidades eleitas e que comporão o Conselho Nacional das Cidades em seu 5º mandato:


CONAMPE – Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais


CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção


ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland


CNC – Confederação Nacional do Comércio


CNI – Confederação Nacional das Indústrias


CNF – Confederação Nacional das Instituições Financeiras


CNT – Confederação Nacional dos Transportes


OCB – Organizações das Cooperativas Brasileiras


ABCON – Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto


FESECOVI – Federação Nacional dos Secovis


ASFAMAS – Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais e Equipamentos para Saneamento


ANAMACO – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção


ABECIP – Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança


NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos


CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil





Leia Também