Dicas para lucrar no Carnaval


06/02/2018 13:53

Com um pouco de criatividade e planejamento, o Carnaval pode se tornar um ótimo momento para ganhar uma renda extra. Mas para gerar resultados, é importante ter afinidade com o negócio, conhecimento do ramo e estar disposto a trabalhar bastante. Uma dica é fundamental: Para atrair os foliões, os donos de micro e pequenas empresas devem inovar e estar atentos para descobrir novas possibilidades de atrair os turistas.


O primeiro passo, segundo o diretor da Femicro-ES e consultor de micro e pequenas empresas, Wanderley de Oliveira, é buscar informação. “Pesquisa na internet sobre as tendências do Carnaval, se inspire no exemplo de outras empresas e seja criativo”, orienta. Ele afirma que, quem se arrisca nessa empreitada, muitas vezes não trabalha com isso no dia a dia, mas aproveita a oportunidade de ganho extra nesses dias festivos.


De acordo com o diretor, todo negócio tem uma taxa de risco, mesmo esses temporários. Por isso, o ideal é que a pessoa se planeje antes de começar, tenha certeza do que vai fazer e, claro, se preocupe com a qualidade do produto. “É preciso focar num nicho específico e investir na qualidade, para dar credibilidade à sua marca e conquistar os clientes. Se for lidar com alimentos, é fundamental se preocupar com a higiene”, indica Oliveira.


Confira algumas dicas do consultor:


1. Alimentação


A área que tem grandes chances de dá certo é o setor de alimentação, já que a maioria dos produtos consumidos durante a folia são bebidas, refrigerantes, água, lanches rápidos. Importante lembrar que a manipulação de bebidas e alimentos requer cuidados especiais, principalmente para não causar contaminação.


2. Fantasias


Produzir fantasias para vender para os foliões também é uma boa oportunidade de lucro. O melhor é que você não precisa nem sair de casa. É possível divulgar antes do carnaval usando as redes sociais para conseguir vender nesse período até de sua própria casa.


3. Roupas customizadas


O carnaval é uma das épocas que as costureiras e pequenas fabricas de roupas mais lucram, porque elas conseguem muitos pedidos para confecção de abadás, por exemplo, que é um item que não pode faltar nos blocos de rua.


4. Acessórios


É hora de usar a criatividade! Com materiais de baixo custo é possível fabricar uma diversa gama de acessórios carnavalescos que farão muito sucesso na avenida. Na internet você encontra diversas opções para se inspirar, e pode ainda aceitar encomendas com antecedência.


5. Chup-Chup


Sol, calor, verão. Nada mais inteligente do que investir em algo refrescante. Uma ideia é apostar no chup-chup, um produto muito simples e tradicional, que existe há anos no mercado. Basta focar em um chup-chup de qualidade e se diferenciar em meio à multidão.