Espírito Santo recebe Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa


14/11/2017 20:32

fm_034_17_campanha_banner_site_546x400px-01


No dia 30 de novembro, Vitória receberá o XVII ENAMPE – Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa. Promovido pela Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conampe) com representação local da Femicro ES, o evento vai reunir autoridades nacionais ligadas ao setor dos pequenos negócios e abordar assuntos atuais e importantes para o desenvolvimento dos empresários de micro e pequenas empresas.


O tema desta 17ª edição do ENAMPE, que acontecerá no Cerimonial Prime Hall, em Vitória, será “Novos Cenários para as Microempresas: as Reformas, Lei das Terceirizações e Inovação”. O objetivo é atualizar os empresários sobre as mudanças das legislações do país e prepará-los para atuar neste novo cenário, identificando as oportunidades e os desafios do setor, que é um dos que mais crescem na atual conjuntura, gerando 27% do PIB nacional, segundo dados do Sebrae.


A programação contará com balcão de atendimento aos empreendedores, com orientações, consultorias jurídica e contábil, compras governamentais, acesso ao crédito e ferramentas de vendas digitais, além de exposições de cases de inovação de empreendimentos sociais, startups e gestão de micro e pequenas empresas.


Palestra, mesas redondas e reunião de lideranças


A abertura do XVII ENAMPE será marcada por uma palestra do presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif, que vai abordar o futuro das organizações empresariais com o fim do compulsório. Haverá, ainda, quatro mesas redondas com profissionais renomados que discutirão temas como o cenário econômico para 2018, empreendedorismo e inovação, acesso ao crédito, políticas do Governo Federal e o Fórum Permanente das MPEs.


O Espírito Santo foi escolhido mais uma vez para sediar o Encontro por se destacar no crescimento dos pequenos negócios. A estimativa é que nos próximos cinco anos serão mais de 306 mil MEIs, 83,6 mil Microempresas e 32,5 mil Empresas de Pequeno Porte alavancando a economia do Estado. A realização do evento tem o apoio institucional do Sebrae Nacional, do Instituto Sindimicro, da Aderes, do Fórum RedeSim ES e da Ative, da Rede Gazeta.



INSCREVA-SE JÁ: http://bit.ly/2zAFS18



Confira a programação completa do XVII ENAMPE:


Data: 30/11/2017 – Quinta Feira


9:00h – Oficinas de atendimento e Exposições de casos.


9:30h – Negócios em serviços ambientais – Oficina Técnica


09:30h – Cases Inovação


Casos de sucesso MEI Nº 01:  Empreendimentos Sociais – Catadores de Materiais Recicláveis


Casos de sucesso startups Nº 02:  Motora – Inteligência artificial – Monitoramento Inteligente de Condutores (Driver Analytics)


Caso de sucesso gestão MPE Nº 03: Empresa Renova – Vencedora do Prêmio Nacional MPE Brasil 2017.


Expositor palestrante: Fábio Tessarolo


Balcão de Atendimentos:

Orientações gerais ao MEI

Consultoria Contábil

Ferramenta de vendas digitais


10:30h – Abertura Oficial do Evento – Composição da mesa de autoridades


11:30h – Painel de Debates – Cenário Econômico e Social para 2018


Moderador: Ercílio Santinoni – Presidente da CONAMPE


Palestra – Cenário econômico para 2018


Palestrante: Estevão Scripilliti – Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo, com graduação em Economia pela mesma Universidade de São Paulo. Com 17 anos de experiência no mercado financeiro, exerce a função de economista por mais de 10 anos, tendo passado pelo Banco BBVA e pelo Banco Bradesco. Além disso, foi gestor de fundos de investimentos multimercados da BRAM (Bradesco Asset Manegement) por 4 anos e estrategista para Renda Fixa e Moedas na tesouraria do Banco Bradesco por 3 anos. Lecionou a disciplina de Matemática Financeira como professor assistente por dois anos na Universidade de São Paulo. 


Palestra – O Futuro das Organizações Empresarias com o fim do Compulsório


Palestrante: Bruno Quick –  Engenheiro civil, atua na área de Planejamento e Produção e é especialista em Políticas Públicas, pela Unicamp. Diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, preside o Conselho da Micro e Pequena Empresa da Associação Comercial (MG). Atua como diretor de Comercialização e Articulação Regional do Sebrae (MG) e como gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional. Coordena a Assessoria Legislativa do Sebrae Nacional.


12:30h – Almoço


14:00h – Painel de Debates – A Reforma Trabalhista e os Avanços para as Micro e Pequenas Empresas


Moderador: Carlos Alberto Pintarelli – Membro do Conselho Deliberativo da AMPE Blumenau.


Palestrantes:


Senador Ricardo Ferraço – Relator da reforma Trabalhista no Senado Federal, foi deputado estadual do Espírito Santo período 1991 a 1998, deputado federal no período 1º de fevereiro de 1999 até 31 de dezembro de 2003, Vice-Governador do Estado período 1º de janeiro de 2007 até 31 de dezembro de 2010, hoje Senador pelo Espírito Santo.


Dr. Marcelo Alvarenga, advogado formado pela FAESA – Faculdades Integradas Espírito-Santenses, pós-graduado em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Faculdade Cândido Mendes/RJ, mestrando em Planejamento Tributário pela Fucape Business School/Vitória-ES, advogado especializado em Direito Empresarial, com atuação nas áreas Cível, Contratual, Societário, Trabalhista e Tributária.


15:00h: Painel de Debates – Empreendedorismo & Inovação – As oportunidades de negócios trazidas pela Lei das Terceirização, as Inovações da Lei Complementar 147/2014 em Compras Públicas e Soluções digitais que aceleram suas vendas.


Moderador: Aristides Mossambani – Presidente da AMPEC Metropolitana de Maringá


Palestrantes:


Bruno Quick –  Engenheiro civil, atua na área de Planejamento e Produção e é especialista em Políticas Públicas, pela Unicamp. Diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, preside o Conselho da Micro e Pequena Empresa da Associação Comercial (MG). Atua como diretor de Comercialização e Articulação Regional do Sebrae (MG) e como gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional. Coordena a Assessoria Legislativa do Sebrae Nacional.


André Furlanetto – Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio), MBA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Thunderbird School of Global Management (EUA), Estados Unidos. No mercado atuou como diretor nas maiores agências do país DM9DDB e AlmapBBDO. Além disso foi diretor responsável pela construção do sistema de métricas e análises para os produtos digitais, pesquisa de mercado e marketing digital no InfoGlobo. Hoje, atua como Diretor de Marketing e desenvolvimento Digital da Rede Gazeta.


16:00h – Painel de Debates – Acesso ao Crédito e as Sociedades Garantidoras de Crédito


Moderador: Pedro Rigo – Secretário Geral da CONAMPE


Palestrantes:


Adalberto Luiz – Economista, com especialização em Gestão Empresarial e MBA em Marketing, 10 anos de experiência como gestor de produtos e serviços financeiros em seguradora multinacional. Atualmente é o Coordenador Nacional do Projeto de Sociedade de Garantias de crédito de Crédito do SEBRAE.


Rafael De Giovani Netto – Vice-Presidente da SGC GARANTINORTE (Sociedade Garantidora de Crédito), sediada em Londrina no Paraná, Formado em Ciências Sociais pela UNESP-SP, empresário do comercio, Presidente da Corretora Unicoob- 2008/2010, fundador e Presidente do Conselho de Administração do Sicoob-Norte-PR, Vice-Presidente da Garantinorte-PR, Participação nos “Foro Ibero-americano de Sistemas de Garantias de Credito” no Peru, Chile, Colômbia e Espanha.


Nailson Dalla Bernadina – Diretor Executivo do SICOOB (a confirmar)


Nascido em Linhares, Nailson Dalla Bernadina se mudou ainda criança para Rio Bananal, onde começou a traçar sua trajetória profissional de sucesso até conquistar o cargo de diretor-executivo do Sicoob Espírito Santo, instituição financeira cooperativa que administra mais de R$ 4 bilhões em ativos e opera com cerca de 170 mil associados em todo o Estado e no sul do Rio de Janeiro.


Everaldo Colodetti – Funcionário do Bandes desde 1984. Em 2003, foi designado para exercer o cargo de coordenador do Núcleo do Programa de Empreendedores do Microcrédito, área responsável pela implantação do Programa Nossocrédito. Desde 2005, Everaldo esteve à frente da Gerência Comercial e de Relacionamento do Bandes, atualmente ocupa a Diretoria de Crédito e Fomento.


Alline Zanoni Rodrigues Batista – Gerente de Acesso as Serviços Financeiros do SEBRAE, atuação na área Administrativa, com experiência no gerenciamento, planejamento e controle das atividades de diversas áreas, fixando políticas de gestão dos recursos financeiros, administrativos, estruturação e racionalização, tendo em vista os objetivos da organização.


Representante do Bradesco – Apresentação das Linhas de crédito para Micro e Pequenas Empresas


17:30h – Palestra de Encerramento – As Políticas do Governo Federal e o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte da Secretaria da Micro e Pequena Empresa do MDIC


Palestrante: José Ricardo Martins da Veiga – Secretário Especial da Micro e Pequena Empresa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e


18:00h – Encerramento


Inscrições AQUI


Informações:

imprensa@conampe.org.br


Acompanhe o site da Femicro-ES

Conampe e Femicro Espírito Santo também estão nas redes socias:

Conampe Face

Conampe Twitter

Femicro Face

Femicro ES Twitter