Nova tecnologia pode reduzir em até 30% o consumo de combustível


14/11/2017 19:56

Case de sucesso de inovação, a Motora Tecnologia, empresa fundada por ex-alunos da Ufes e do Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD), criou recentemente um produto inovador para o setor de transporte e mobilidade urbana. A novidade será apresentada no XVII Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa (Enampe), que acontece no dia 30 de novembro em Vitória.


O Driver Analytics é um sistema de monitoramento inteligente de condutores e assistência de direção, que tem como objetivo principal otimizar o tempo e a qualidade do monitoramento, possibilitando orientar melhor o motorista e identificar possíveis irregularidades na condução.


Visão projetada do sistema Driver Analytics


“O Driver é um sistema que integra uma câmera e um microprocessador acoplados no carro, que filmam a estrada enquanto o motorista dirige. Em caso de qualquer irregularidade ou infração por parte do condutor, o sistema detecta essa ação e alerta imediatamente a central de controle da empresa e também o motorista”, explica Leandro Wassem Stein, Diretor Financeiro da Motora.


O produto é novidade no Brasil e surgiu em 2014 durante a participação dos sócio-fundadores no desenvolvimento do veículo autônomo IARA – carro inteligente, que já rodou 2000km em locais controlados, e participou ao vivo do programa Mais Você, com Ana Maria Braga (TV Globo).  Observando a forte tendência da análise de comportamento do motorista na Europa, os empreendedores enxergaram potencial em ter um produto similar no Brasil – até então inexistente – e inscreveram a ideia na TecVitória (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica).


Redução de gastos e tempo


Desenvolvido na incubadora, o software recebeu investimento em maio de 2016, levando a empresa a adquirir sede própria. Em parceria com a Geocontrol S/A (Grupo Embraer), a Motora Tecnologia passou a criar produtos com visão computacional e inteligência artificial na análise do comportamento de motoristas, nascendo assim o Driver Analytics. Trata-se de uma possibilidade de transformação no setor, segundo aponta Leandro:


“Atualmente esse monitoramento é feito por uma equipe de analistas de vídeo dentro do CCO (Centro de Controle Operacional) das empresas, após receberem as imagens do trajeto. Em uma pesquisa a nível nacional realizada pela Motora com empresas de segmentos diferentes, como transporte de carga, urbano e interestadual, constatamos que esses analistas passam muito tempo assistindo aos vídeos que foram gravados durante a viagem, envolvendo assim custos de gerenciamento e gestão de pessoas. No entanto, todo o processo tem alguns gargalos que prejudicam a execução do serviço”.


A pesquisa verificou, por exemplo, que alguns vídeos são reproduzidos 40 vezes mais rápido que a velocidade normal, o que pode levar à perda de eventos; e que a grande quantidade de imagens geradas não é analisada em sua totalidade – apenas de 5% a 10% de todo o conteúdo é verificado pela equipe. Com o Driver Analytics, o monitoramento ganha credibilidade e dinâmica, já que o registro e a detectação são em tempo real.


“O Driver Analytics pode reduzir em até 90% a quantidade de conteúdo a ser assistida por um operador humano, pois ele filtra somente os eventos relevantes. Além disso, esse tipo de sistema pode reduzir em até 30% o consumo de combustível, quando feitas as devidas orientações ao motorista sobre sua conduta”, observa o diretor financeiro.


Driver Analytics - Tela do sistema para gestão do trajeto e possiveis eventos de risco


Alcance de mercado


A Motora já fechou o primeiro contrato com uma grande empresa de transporte rodoviário, onde o sistema já está em fase de implantação quase concluída. A meta agora é alcançar empresas de transporte de carga, locação de veículos e do setor turístico em abrangência nacional.


“Estamos negociando uma nova rodada de investimento que possibilitará maior desenvolvimento do projeto e da empresa. Queremos vender o produto Driver Analytics e propagá-lo no mercado”, conclui.


A apresentação da Motora Tecnologia está agendada para o dia 30 de novembro, às 09h30, abrindo a programação do XVII Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa (Enampe). O evento é uma realização da Conampe, Femicro-ES e apoio institucional do Sebrae Nacional. O acesso é gratuito, mediante inscrição no site da Femicro – ES.


XVII Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa (Enampe)


30/11 a 01/12 – 09h às 17h


Inscrições XVII Enampe


Cerimonial Prime Hall – Praia de Camburi, Vitória – ES


Case de Sucesso Inovação – Motora (Inteligência Artificial)


Dia 30/11 (quinta-feira), às 09h30


Imprensa


Agência Criativo Lab


Ana Luiza Calmon


27.2142.0713 / 27.99226.1011


conteudo@criativolab.com