Santa Leopoldina realiza 1ª Semana do Empreendedorismo


06/10/2017 21:00

No dia 5 de outubro é comemorado anualmente o Dia da Micro e Pequena Empresa. Este ano, para celebrar a data, a Prefeitura de Santa Leopoldina realizou a 1ª Semana do Empreendedorismo, nos dias 05 e 06 de outubro, que foi palco de várias novidades para os pequenos negócios da região. A noite de abertura do evento ficou marcada pelo registro de três importantes momentos. Um deles foi a inauguração do Escritório de Desenvolvimento Municipal, espaço destinado a colaborar com os micros e pequenos empreendedores no desenvolvimento de novos negócios.


DSC_1818


Outra ação de destaque foi a criação do Fórum de Desenvolvimento Municipal, que visa a possibilitar um espaço de articulação, debates e apoio às decisões da Prefeitura nos principais temas relacionados ao desenvolvimento da cidade. O Fórum é composto por representantes da Prefeitura Municipal, Câmara de vereadores, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Federação de Associações de Agricultores Familiares, Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores, e deverá tratar de assuntos específicos que requerem o debate e apreciação do poder público, instituições e sociedade.


Durante a solenidade de abertura da Semana de Empreendedorismo, o prefeito de Santa Leopoldina, Vavá Coutinho, assinou os decretos de instalação do Escritório e de criação do Fórum de Desenvolvimento. O ato foi acompanhado pelo presidente da Femicro-ES, José Vargas; pelo presidente do Instituto Sindimicro, Helton Braz Scarpe; pela vice-presidente da Câmara, vereadora Luzinete Leppaus, secretários municipais, agentes de desenvolvimento, moradores e empresários locais.


“Estamos identificando que através do micro e pequenos negócios é possível gerar emprego e renda. Sabemos que ainda existe uma resistência ao associativismo, mas precisamos mudar esta realidade, trabalhar em parceria. Pensamos numa Santa Leopoldina melhor para todos, num comércio ainda mais forte, com associações fortalecidas”, disse o prefeito.


DSC_1875


Lançamento e ciclo de palestras


Um dos momentos mais aguardados pelos participantes foi o lançamento da Campanha Natal Premiado, uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a CDL. A ação tem como objetivo melhorar a arrecadação de impostos, uma vez que o morador poderá trocar a nota fiscal da sua compra por um cupom nas lojas participantes e concorrer a prêmios.


E para fechar a primeira noite da Semana do Empreendedorismo, foi realizado um ciclo de palestras abordando oportunidades para os pequenos negócios. O primeiro a se apresentar foi o Delegado Substituto da Delegacia Federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD), Rafael Fonseca Lima, que falou sobre o Plano Safra 2018 e Oportunidades para o Produtor Rural. Na sequência, foi a vez do pesquisador e técnico do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), Aureliano Nogueira da Costa, que apresentou o tema Inovação na Agricultura.


Já no segundo dia de palestras, sexta-feira (06), o coordenador do Instituto Sindimicro-ES, Hugo Tofoli, abordou o tema Compras Governamentais para micro e pequenas empresas. Em seguida, o deputado federal e ex-prefeito de Cariacica, Hélder Salomão, encerrou o evento palestrando sobre “Como promover o Desenvolvimento do Município a partir dos Pequenos Negócios”.